Projetos de extensão de Agrárias são apresentados à comunidade interna

Alguns dos principais eventos de extensão realizados no Setor de Ciências Agrárias da UFPR foram apresentados durante o Evento de Compartilhamento e Vivência da Extensão, realizado no auditório da direção do setor, no dia 29 de maio. Com presença de professores e alunos, o evento teve como objetivo a divulgação dos projetos entre a comunidade interna.

Os coordenadores dos projetos apresentaram à comunidade aspectos gerais e resultados de seus trabalhos de extensão. Foram relatados os projetos Centro de Informação de Agronomia (Prof. Paulo Rossi Jr. ), A Madeira Mágica (Profa. Mayara Braz Carneiro), Cana de Açúcar e Derivados ( Profa. Claudete Lang), Solo na Escola (prof. Marcelo Ricardo de Lima), Educação em Guarda de Animais e Prevenção de Zoonoses – Mini Hospital Veterinário (Profa. Simone Tostes de Oliveira Sted), Feira de Produtos Orgânicos (Prof. Luciano de Almeida),  Horto Agroflorestal Sabores (Profa. Roziméri Gaspar) ; e o Projeto Arboreto (Prof. Alessandro Camargo Angelo).

Todos estes projetos trabalham com a ampla integração da comunidade com as ações do Setor de Ciências Agrárias e em contrapartida causam transformações na comunidade interna. Por exemplo, no Mini Hospital Veterinário, crianças de escolas públicas e privadas aprendem sobre cuidados com animais. Por outro lado, os estudantes de graduação ganham conhecimentos em saúde pública, habilidades de comunicação e trabalho em equipe. O projeto faz cerca de 40 apresentações ao ano em escolas.

Já o projeto da Feira de Produtos Orgânicos e Apoio a Agricultores de Base Familiar promove três feiras semanais (no Setor de Agrárias, Reitoria e Sept), abrangendo cerca de 750 famílias de agricultores. Já o projeto Horto Agroflorestal Sabores e Saberes oferece dezenas de oficinas para a comunidade, desde fabricação de Kombucha, Panificação com fermento natural, Uso de Plantas Não Convencionais até Ilustração Científica. O projeto Arboreto coloca os alunos de engenharia florestal em contato com o ambiente rural, prospectando demandas e orientando produtores com problemas reais. Entre os resultados do programa, está a publicação da obra “Programa Gestor de Recursos Florestais”, que já foi distribuído para cerca de 30 mil famílias.

Esses são alguns dos projetos do Setor, que se destaca pela atuação junto à comunidade em trabalhos de extensão.

(por Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação/Agrárias)