Curso de Medicina Veterinária realiza primeira defesa de TCC de aluna com deficiência

Curitiba, 09/05/2023 –  O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná realizou na última sexta-feira, dia 5 de maio, a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma pessoa com deficiência, a aluna Giseli Rosa Natale, que tem paralisia cerebral, defendeu sua monografia intitulada “A influência da digestibilidade da dieta no microbioma fecal de cães”, orientada pela professora Ananda Félix. O trabalho já merece destaque e foi selecionado para apresentação no Congresso Brasileiro de Nutrição Animal, em Campinas, de 9 a 11 de maio.

Como primeira a entrar no curso de Medicina Veterinária da UFPR na política de cotas para PcDs (pessoas com deficiência), Giseli diz que enfrentou vários desafios. “Nenhum semestre foi tranquilo, foi um longo caminho para a acessibilidade. Enfrentei barreiras físicas e comportamentais, mas acredito que hoje está mais fácil para as pessoas com deficiência”, diz ela.  A estudante destaca o papel o NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais)  como mediador da inclusão, ao conectar e traduzir as necessidades. Foram várias conquistas que devem facilitar a vida acadêmica do público PcD, como a possibilidade de ter salas reservadas na biblioteca.

O professor Antonio Waldir Cunha da Silva, coordenador do Hospital Veterinário da UFPR e também orientador da estudante, explica situações que a instituição e o curso enfrentam para receber os alunos PcD. “Eu diria que o maior desafio é superarmos as barreiras atitudinais, para que de fato todos possam ter acesso ao currículo, que de maneira geral é inflexível. O que ocorre é que o professor ainda tem bastante dificuldade em considerar as especificidades de cada aluno, para que ele possa ter acesso e permanência na universidade, com qualidade e para que possa se constituir um profissional de fato preparado para atuar na sociedade em que vive, com dignidade. Outras barreiras são as arquitetônicas, bem como de falta de recursos, materiais e recursos tecnológicos”, analisa ele.

Ele destaca ações coordenadas pela Pró-Reitoria de Graduação para ajustes e reforma curricular, inserindo dispositivos jurídicos e pedagógicos que garantam o funcionamento de um currículo adaptado a determinadas limitações. Com isso, a UFPR reforça conceitos fundamentais de inclusão para oferecer ao público PcD condições que se sustentarão como política consolidada.

Giseli Natale já tem convite para se inscrever no processo seletivo 2023 para concorrer a uma das vagas disponíveis para mestrado em Ciências Veterinárias da UFPR e pretende seguir com os estudos na instituição.

Professor Antonio Waldir da Silva, Selma Lamas (psicóloga no NAPNE), Giseli Natale e a orientadora Ananda Félix, do Depto de Zootecnia

(Por Simone Meirelles)