Com cinco anos de duração, o acordo trará vários benefícios aos parceiros: à UFPR, um campo de estudo e de pesquisa para os alunos da graduação e da pós-graduação do Setor de Ciências Agrárias nas 19 estações experimentais que o Iapar possui em todas as regiões do Estado.
O Instituto se beneficiará do conhecimento técnico e científico que será gerado em várias áreas. Por exempo, o desenvolvimento de novas sementes e, ainda, a melhoria e a conservação do solo. Este conhecimento, por sua vez, será transferido também ao setor agrícola paranaense. “Na realidade, nós estamos renovando e ampliando um acordo que já existia”, explica Florindo Dalberto. “Quando a UFPR e o Iapar se unem, quem ganha é a agricultura do Estado”.
O reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que se sente honrado com a formalização da parceria. “É uma grande satisfação renovar esta parceria, que com certeza será muito produtiva para nós e para a sociedade paranaense. Estamos aqui para multiplicar”, disse, ao lado da vice-reitora, Graciela Inês Bolzón de Muniz.
Parceria renovada
O diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho, afirmou que são “incomensuráveis” os benefícios gerados pela parceria, que incluirá atividades de pesquisa, estágio e tutoria. Ele lembrou que muitas atividades de formação de alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal foram desenvolvidas devido a convênios e acordos de cooperação técnicas firmados com o Iapar.
“Vamos retomar uma parceria que já existia e que sempre foi muito positiva. E o interessante é que isso será feito em cima da realidade do Estado, beneficiando o setor agrícola”, comentou Bona. O setor tem um total aproximado de 2,1 mil alunos na graduação e 800 na pós-graduação. Participaram também da solenidade o representante da Secretaria Estadual da Agricultura, Richardson de Souza; e o diretor do Iapar, Adelar Mattos.
Fonte: Superintendência de Comunicação da UFPR