Desde o último dia 8 de julho, um grupo de 40 estudantes de Engenharia Florestal participam de uma expedição técnica que deve durar 27 dias. É a Expedição Brasil Norte Sul, realizada desde 2008 pela equipe do professor Renato Robert (que acompanha o grupo), através do LAMEC – Laboratório de Abastecimento e Mecanização Florestal do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal da Universidade Federal do Paraná. São cerca de 15 mil km, de ônibus, visitando empresas florestais, instituições de pesquisa e ensino, e unidades de conservação, desde o sul do paÃs até o Peru.
Confira abaixo fotos da viagem:
A Expedição Florestal Brasil Norte Sul foi recebida na Argentina pelo vice decano da Faculdade de Ciências Florestais, Diego Broz, e pela secretaria adjunta de extensão universitária, Rosana Manuela Mendez, ambos engenheiros florestais. Além da visita aos laboratórios da Universidade Nacional de Missiones – Faculdade de Ciências Florestais, foi oferecida uma palestra sobre O Panorama do Cenário Atual Mundial do Mercado Madeireiro, pelo professor de colheita florestal PatrÃcio Macdonagh.
O roteiro da viagem também incluiu visitas a empresa florestal Arauco, organizada em cinco unidades de negócios: florestal, celulose, madeiras, Painéis e energia. Além da visita a plantação e fábrica da Associação de Pequenos Produtores de Erva Mata, Aguantadora, e a Serraria Laharrague Chodorge S.A e por fim o Parque Nacional del Iguazu.
O inÃcio da expedição em outro paÃs foi marcado por muito acolhimento, conhecimentos adquiridos e experiências incrÃveis em uma outra realidade.
(por Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação – 22/07/2019)