Começam atendimentos do Castramóvel na UFPR

Castramóvel vai ficar em frente ao HV até o término da campanha (foto Samira Neves)

Teve início na terça-feira (31/01) a operação do Castramóvel da Prefeitura de Curitiba, numa ação conjunta com o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná. O veículo, que funciona como um centro cirúrgico móvel, está estacionado em frente ao Hospital Veterinário da instituição, no campus do Setor de Ciências Agrárias, no bairro Cabral. Durante todo o dia foram feitas cirurgias de esterilização de gatos já cadastrados pela Unidade de Vigilância e Zoonoses da prefeitura. Quem conduz os procedimentos são seis médicos residentes das áreas de Medicina do Coletivo e Anestesiologia.

O professor Juan Carlos Duque Moreno, coordenador do programa de residentes, explica que para esses profissionais é muito importante participar de ações como esta. “Além da experiência prática de atuar num centro cirúrgico em formato diferente, há a oportunidade de dar um retorno do nosso trabalho à sociedade”.  A residente Isabela Scalco confirma essa ideia. “É relevante, como cidadãos e como profissionais, poder aprimorar os conhecimentos e ao mesmo ajudar a comunidade”, diz. O Hospital Veterinário da UFPR ficará responsável por atender qualquer intercorrência no pós-operatório dos animais.

A ação pretende operar os 100 animais cadastrados até o fim do mês de março. Foto: Samira Chami Neves

A expectativa é que os atendimentos continuem até março, quando espera-se terem sido operados os 100 animais cadastrados nesta fase da campanha. A média é de cinco cirurgias por dia.  A primeira etapa da campanha é voltada para animais da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Os animais já estavam inscritos no programa de esterilização e estão com os horários agendados.

Até o ano passado, a UFPR mantinha programas para castração e guarda responsável de animais em parceria com as prefeituras de São José dos Pinhais e Pinhais. Com a mudança de gestão municipal, os convênios foram encerrados. As negociações para novos convênios com essas e outras prefeituras devem ser retomadas em breve.

Confira as fotos no Flickr da UFPR.