Assembleia discute corte de verbas e de bolsas da Capes e CNPq

Foi realizada esta semana no Setor de Ciências Biológicas uma assembleia com o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Marinho Mezzadri, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça, entre outros representantes da UFPR  e de associações vinculadas. A proposta desta reunião foi informar aos alunos, professores e servidores a atual situação financeira da Universidade, assim como a situação das bolsas de pós-graduação.

Foram levantadas três pautas:

1- Corte das verbas e manutenção das atividades da UFPR: O  pró-reitor de  Fernando Mezzadri informou que se parte do orçamento não for repassado até o próximo mês, a Universidade somente tem condições de manter seus serviços até meados de outubro.

2- Bolsas CAPES e CNPq

Todos as bolsas que vagarem de agosto a dezembro deste ano, provenientes de estudantes que defenderem sua dissertação ou tese, estão automaticamente congeladas. O sistema bloqueia o cadastramento de novos bolsistas, seja CAPES ou CNPq. Assim, não é mais possível destinar bolsas de pós-graduação até o final do ano, a princípio.

3- Plano de Ação

Foram discutidas possíveis medidas que nós, como alunos da universidade podemos tomar. No dia 17/09 ocorrerá uma Assembleia Geral dos Estudantes da UFPR, no pátio da Reitoria às 9h. Mais informações serão repassadas posteriormente.

Está sendo preparado também um movimento no qual os membros da universidade irão enviar e-mails para os senadores e deputados federais do Paraná, para fazer uma pressão, talvez assim, sendo possível abrir um diálogo com o governo e aumentando o orçamento previsto para 2020.

As informações são dos representantes discentes de pós-graduação Rudson Silva Oliveira e Fernanda Fonseca Lucas.