Foi realizada esta semana no Setor de Ciências Biológicas uma assembleia com o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Marinho Mezzadri, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça, entre outros representantes da UFPR e de associações vinculadas. A proposta desta reunião foi informar aos alunos, professores e servidores a atual situação financeira da Universidade, assim como a situação das bolsas de pós-graduação.
Foram levantadas três pautas:
1- Corte das verbas e manutenção das atividades da UFPR: O  pró-reitor de  Fernando Mezzadri informou que se parte do orçamento não for repassado até o próximo mês, a Universidade somente tem condições de manter seus serviços até meados de outubro.
2- Bolsas CAPES e CNPq
Todos as bolsas que vagarem de agosto a dezembro deste ano, provenientes de estudantes que defenderem sua dissertação ou tese, estão automaticamente congeladas. O sistema bloqueia o cadastramento de novos bolsistas, seja CAPES ou CNPq. Assim, não é mais possÃvel destinar bolsas de pós-graduação até o final do ano, a princÃpio.
3- Plano de Ação
Foram discutidas possÃveis medidas que nós, como alunos da universidade podemos tomar. No dia 17/09 ocorrerá uma Assembleia Geral dos Estudantes da UFPR, no pátio da Reitoria à s 9h. Mais informações serão repassadas posteriormente.
Está sendo preparado também um movimento no qual os membros da universidade irão enviar e-mails para os senadores e deputados federais do Paraná, para fazer uma pressão, talvez assim, sendo possÃvel abrir um diálogo com o governo e aumentando o orçamento previsto para 2020.
As informações são dos representantes discentes de pós-graduação Rudson Silva Oliveira e Fernanda Fonseca Lucas.