Recebemos com muita alegria a contribuição do professor José Francisco G. Warth, do Departamento de Medicina Veterinária, sobre a criação do Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti – CDME e o convênio com a UFPR. Segue abaixo o depoimento na Ãntegra:
“Foi no final da década de 70 que o Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas deixou de existir. Transformou-se inteiramente no Instituto de Tecnologia do Paraná- TECPAR. Ao invés de pesquisa seu objetivo agora era a aplicação da tecnologia já desenvolvida  principalmente na produção de vacinas anti rábicas.
 E o diagnóstico das doenças animais e vegetais deixou de existir no Paraná. O agronegócio estava desguarnecido! E por dois anos assim ficou. Qual seria a solução para tamanho descuido? Surgiram então, ideias de ocupar “provisoriamente” o antigo prédio da Anatomia  Veterinária do Setor de Ciências Agrárias. Neste quesito se destacaram o professor  Dr. Stefanelo, o Dr. Volney Volpi e o Dr. Nestor Werner. Reformaram as antigas instalações do prédio e finalmente nos meados de 81 o CDME foi inaugurado para atender ao diagnóstico das doenças vegetais e animais que continuavam a acontecer. Um detalhe: na inauguração do CDME o professor Dr. Metry Bacilla tomou a palavra no lugar do Dr. Marcos Enrietti, que na ocasião estava adoentado. Iniciou-se assim o Convênio  UFPR- SEAB, com a colaboração de professores  do Setor para assessorar os técnicos do CDME que se formava. Vale lembrar dos professores doutores: prof. Evaldo Benedito de Oliveira, Dr. Braz de Freitas Fernandes, Dr. Carlos Navarro Kantek, Dr. Andrigueto, Dr. Joao Maria Diniz e Dr. Fridolin Scloegal.
Esse assessoramento técnico  realizado pelos professores da UFPR foi extremamente necessário para repassar seus conhecimentos na área agropecuária  e  dar iniciar os trabalhos de diagnóstico das doenças que continuavam a ocorrer no campo e, ainda, para identificar aquelas que eram desconhecidas. Os vários e novos convênios foram se estendendo ao longo dos anos  e graças aos entendimentos da época e da relevância dos serviços prestados a comunidade paranaense o CDME se consolidou. Por fim após inúmeras negociações entre ambas as partes, o CDME junto à UFPR  aumentou sua base fÃsica construindo ao lado do antigo CDME os novos laboratórios para atender as demandas vindas do campo e ao mesmo tempo seis salas de aula para atender aos nossos alunos dos diversos cursos oferecidos no Setor.
Hoje o convÃvio harmonioso entre  o CDME e a ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná-SEAB),  alicerça-se também nos Termos de Cooperação  já existentes entre essas duas instituições que visam, entre outros objetivos, a presença de nossos alunos do curso de Medicina Veterinária no diagnóstico das doenças infecciosas dos animais domésticos e da presença dos professores da UFPR no olhar atento ao que ocorre no campo. Consolida-se assim a participação do nosso Setor na pujança da agropecuária de nosso Estado!
Prof. José Francisco G. Warth. Prof. Associado IV do Depto de Med. Veterinária UFPR na área de Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos.”