Resumo
O Brasil, diante de sua extensão territorial e variabilidade climática, configura-se como um dos principais fornecedores de alimento para o mundo. A agricultura moderna, que tem como base o monocultivo, utiliza de forma intensiva máquinas e insumos, práticas essas responsáveis pela degradação dos solos e comprometimento dos recursos naturais.
A população mundial deve chegar a 9 bilhões ou mais até 2050, e para tanto a produção de alimentos deve crescer cerca de 70% (FAO, 2009), sem que ocorra aumento de área. Na sociedade atual a forma de ocupação do espaço rural para atender a necessidade de produção de alimentos e o consumo crescente de recursos naturais renováveis e não renováveis para garantir a mÃnima qualidade de vida no ambiente urbano, tem gerado distúrbios ambientais devido a poluição do ar, do solo e da água, verificados pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa; redução da biodiversidade; erosão e a perda de fertilidade dos solos; contaminação e assoreamento dos cursos d’água; eventos climáticos extremos entre outros.
Nesse sentido, tem-se a necessidade de mudanças na forma de produção agropecuária, bem como na educação e conscientização dos consumidores urbanos, sem o viés alarmista polÃtico-ideológico, mas sim pelo desenvolvimento técnico, cientÃfico e social. O desafio atual é o de atingirmos nÃveis aceitáveis de sustentabilidade e segurança alimentar ao mesmo tempo obter elevados rendimentos. Nesse sentido, a produção integrada do sistemas agropecuários são considerados como tecnologia chave e sustentável para atingir esses desafios, bem como atender as aspirações dos consumidores quanto a qualidade dos produtos e dos processos de produção. A produção dos sistemas que integram lavoura, pecuária e floresta são caracterizados pela criação e manejo de animais e cultivo de lavouras agrÃcolas em consórcio com árvores. Estes sistemas tem como definição, a junção espacial entre árvores com lavouras ou árvores com pastagens e animais, em rotação no tempo em uma mesma área, piquete ou talhão de uma propriedade rural.
 O projeto está em implantação dentro de uma área de preservação ambiental (APA), nas áreas de preservação ambiental são proibidas práticas comumente utilizadas pelos produtores rurais, como o uso de defensivos agrÃcolas.
A Fazenda Experimental Canguiri da UFPR, está localizada na APA do IraÃ, que é uma unidade territorial criada em 1996 para “proteção e conservação da qualidade ambiental dos sistemas naturais ali existentes, em especial a qualidade e quantidade de água para fins de abastecimento público” conforme consta no artigo 2o do Decreto Estadual no 1.753/96. Nessas áreas não são permitidas a implantação de loteamentos convencionais nem a utilização de defensivos agrÃcolas.
Tendo em vista este contexto, muitas áreas experimentais da Fazenda foram abandonadas por falta de alternativas de uso agrÃcola sustentável, e atividades de ensino, pesquisa e extensão, que eram desenvolvidas anteriormente, foram prejudicadas. Além disso, pelo fato de ser proibido o uso de herbicidas, o plantio direto não é realizado na Fazenda do Canguiri. Consequentemente, o sistema convencional prevalece sendo o principal responsável pela degradação dos solos. Sendo assim, é necessário o estudo de sistemas de produção que visem a melhor utilização de área de preservação ambiental e a recuperação das áreas degradadas. A presente proposta destina-se a dar continuidade à condução de experimento de longo prazo de comparação de Sistemas Integrados de Produção envolvendo lavoura/pecuária/floresta, viabilizando a produção cientÃfica dos acadêmicos e professores de diversas áreas nos cursos de graduação e pós- graduação da UFPR, beneficiando acadêmicos da agronomia, veterinária, zootecnia e engenharia florestal que poderão trabalhar de maneira conjunta e multidisciplinar, a fim de buscar um melhor entendimento de como funcionam os diversos componentes em sistemas integrados e suas possÃveis interações.
Coordenadora
Vice-coordenador
Colaboradores
Alunos de Doutorado/Mestrado/TCC/Iniciação CientÃfica e Estagio Voluntário