O Departamento de Solos e Engenharia AgrÃcola (DSEA) possui tradição no desenvolvimento de Projetos de Extensão Universitária, que por sua vez dão suporte a inúmeros Cursos e Eventos de Extensão que são ministrados todos os anos, com reconhecimento e colaboração da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR. As atividades de extensão realizadas têm contribuÃdo com a formação de alunos, técnicos, professores, agricultores e a sociedade em geral.
Atualmente, estão em andamento no DSEA os seguintes Programa e Projetos de Extensão Universitária:
![]() |
Programa Solo na Escola/UFPR |
O Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR é coordenado pelo Departamento de Solos e Engenharia AgrÃcola da Universidade Federal do Paraná. O objetivo geral deste projeto é promover, nos professores e estudantes do ensino fundamental e médio, a conscientização de que o solo é um componente do ambiente natural que deve ser adequadamente conhecido e preservado tendo em vista sua importância para a manutenção do ecossistema terrestre e sobrevivência dos organismos que dele dependem. Os objetivos especÃficos são:
a) Desenvolver e divulgar material didático sobre solos para o ensino médio e fundamental;
b) Aprimorar mecanismos que permitam a visitação de escolares à Universidade para conhecer o tema solos;
c) Capacitar professores do ensino fundamental e médio a compreender e ensinar o tema solos.
Visitando o site do Programa você terá acesso à informações sobre: apoio pedagógico para professores; solo para estudantes; exposições e museus didáticos de solos; experimentoteca de solos / UFPR; banners de solos; curso de solos para professores; pesquisas em educação para solos; eventos; e, material didático.


|
|
Projeto Tecnologia Social: difusão de tecnologias sociais para a utilização sustentável da água e energia em áreas rurais e urbanas |
Considera-se tecnologia social todo produto, método, processo ou técnica criados para solucionar algum tipo de problema social e que atendam aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e impacto social comprovado. É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, baseada na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de água, alimentação, educação, energia, habitação, renda, saúde e meio ambiente, dentre outras. As tecnologias sociais podem nascer no seio de uma comunidade ou no ambiente acadêmico. Podem ainda aliar saber popular e conhecimento técnico-cientÃfico. Importa essencialmente que sua eficácia seja multiplicável, propiciando desenvolvimento em escala. São numerosos os exemplos de tecnologia social, indo do clássico soro caseiro – mistura de água, açúcar e sal que combate a desidratação e reduz a mortalidade infantil – até as cisternas de placas pré-moldadas que atenuam o problemas da seca no nordeste, entre outros. Desta forma a presente proposta de Projeto de Extensão Universitária, alocado no Departamento de Solos e Engenharia AgrÃcola (DSEA) / Laboratório de Modelagem de Sistemas AgrÃcolas (LAMOSA) da UFPR, se propõe a:
Realizar revisões bibliográficas e desenvolver material didático sobre tecnologia social voltado à utilização e racionalização de água e energia, e que permitam orientar comunidades rurais e urbanas para o seu desenvolvimento sustentável;
Criar mecanismos que permitam a visitação de professores e escolares do ensino fundamental e médio à Universidade para conhecer os temas relacionados à tecnologia social;
Capacitar técnicos, produtores rurais e professores do ensino fundamental e médio sobre temas relacionados á tecnologia social e utilização sustentável da energia e água.
Para atingir estas metas, inúmeras atividades já foram desenvolvidas ou ainda estão sendo implementas:
Realização e manutenção de uma home page para divulgação de informações e material pela internet;
Formação de banco de dados e tecnologias sociais;
Organização de material relativo à tecnologias sociais (construção de modelos e protótipos);
Produção de material didático;
Formação de um banco de imagens;
Realização de Cursos de Extensão Universitária para técnicos, produtores rurais, professores e estudantes; e Avaliação contÃnua das atividades.
Além da participação de professores do DSEA, o projeto se propõe a estabelecer parcerias com outros Projetos de Extensão da UFPR, Instituições de Ensino e Entidades sem fim lucrativo.