A Universidade Federal do Paraná vai outorgar o tÃtulo de Professor Emérito ao docente aposentado Carlos Bruno Reissmann. A cerimônia será no dia 30 de setembro, à s 15h30, no auditório da direção do Setor de Ciências Agrárias. É o reconhecimento por uma extraordinária contribuição cientÃfica em sua área de atuação, participando da formação de várias gerações de profissionais do setor florestal.
O professor Reissmann atuou em ensino e pesquisa nas áreas de Recursos Florestais, Silvicultura, Nutrição Florestal, Conservação da Natureza, Agronomia e Ciência do Solo, no Departamento de solos e Engenharia AgrÃcola do Setor de Ciências Agrárias da UFPR.
Nascido em Porto União, Santa Catarina, em 1945, o professor cursou Engenharia Florestal na UFPR, concluindo a graduação em 1971. Após a formatura, foi contratado para o cargo de coordenador geral das Estações Experimentais do curso de Engenharia Florestal da UFPR, em Rio Negro, trabalhando com experimentos de procedências de espécies nativas e exóticas; em São João do Triunfo, com conservação da mata nativa; e em Santo Antônio da Platina, na produção de mudas para cafeicultores, restauração de áreas desgastadas e conservação de mata remanescente do norte do Paraná.
Em 1973 obteve uma pós-graduação latu-sensu (especialização) junto à UFPR, na área de Manejo Florestal. No mesmo ano atuou como professor voluntário, sem ônus para a UFPR, em substituição ao professor titular da cadeira de Dendrologia. Em 1975 foi admitido para magistério na UFPR, onde atuou como professor do quadro docente até 2006, quando se aposentou.
O professor Reissmann obteve o tÃtulo de mestre em Ciências/Nutrição Florestal em 1976, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR, em Curitiba; Em 1981 obteve seu doutoramento, com tema em Nutrição Florestal, junto à Universidade Albert Ludwig,  na República Federal da Alemanha. Em 1984, participou de pós-doutoramento de curta duração nas Universidades Albert Ludwig de Freiburg e Hoenheim, na República Federal da Alemanha.
Durante décadas ininterruptas, o professor Reissmann atuou de maneira destacada, seja no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFPR (o primeiro no Estado do Paraná), seja no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, também da UFPR, o primeiro do Brasil, criado em 1972 e reconhecido pelo Ministério da Educação em 1976.
A despeito de já estar aposentado, o professor ainda atuou por anos como docente das disciplinas citadas e como orientador de mestrado e doutorado de ambos os Programas de PG. Assim, contribuiu para a formação de inúmeras gerações de pesquisadores e professores, que atuaram e ainda atuam em instituições públicas ou privadas.
(21/09/2024)