Cerca de 70% da cana-de-açúcar produzida no Paraná é de variedades desenvolvidas a partir do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar, mantido pela Universidade Federal do Paraná e Ridesa (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético). Nesta quarta-feira, 16/05, as novidades do Programa serão apresentadas durante o Dia de Campo, realizado na Estação Experimental de ParanavaÃ, unidade pertencente à UFPR.
Com a presença do Diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Amadeu Bona Filho, e do vice-coordenador do Programa de Melhoramento Genético, professor João Carlos Bespalhok Filho, a programação do Dia de Campo inclui pré-liberação de variedades e apresentação clones potenciais de diferentes séries de pesquisa. Os temas previstos incluem ainda apresentação de resultados obtidos por empresas do segmento sucroenergético e o controle de ferrugens com fungicida.
Estarão participando do evento técnicos da área agrÃcola, empresários, representantes de cooperativas e de usinas de açúcar e álcool, além de alunos de cursos de pós-graduação da UFPR com pesquisas no setor de cana-de-açúcar, biocombustÃveis e áreas afins.