Curitiba, 14/02/2025 – O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos agrícolas, com valor total de R$ 468 mil. Eles vieram para modernizar o parque de máquinas da Fazenda, espaço essencial para as atividades acadêmicas e científicas do Setor de Ciências Agrárias (AG). A aquisição, viabilizada em 2024 por diferentes fontes de recursos, visa contribuir para a formação de estudantes e o desenvolvimento de pesquisas na instituição.
CA Fazenda Canguiri abriga 30 laboratórios e projetos vinculados aos cursos do Setor AG. Trata-se de um centro estratégico para o ensino e a pesquisa em agropecuária na UFPR. Além de atender às aulas de graduação e pós-graduação, a unidade desempenha um papel fundamental na aplicação prática de técnicas aprendidas em sala de aula. Além disso, inúmeras atividades de extensão são desenvolvidas anualmente no local.
Para a professora Alda Monteiro, coordenadora da Fazenda, a chegada dos novos equipamentos é essencial para atender as demandas das aulas e pesquisas realizadas no local. “A aquisição de novos equipamentos agrícolas é vital para que possamos oferecer ensino e pesquisa de excelência, garantindo a formação de profissionais capacitados para o setor agropecuário”, destacou.
O diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Volnei Pauletti, explica que a aquisição beneficia de forma significativa os trabalhos realizados na fazenda Canguiri, aumentando a eficiência do ensino, pesquisa e extensão do Setor e da UFPR.
Confira abaixo a relação de equipamentos obtidos com diferentes fontes de recursos, cujo valor total foi de R$ 486.652,00:
Fonte: Edital 11/2023 PRPPG – Apoio à renovação da infraestrutura de pesquisa (proposta com apoio de grupo de professores do AG):
02 Roçadeiras de arrasto
01 Ensiladeira 2 linhas
01 Rolo Faca, 3 m
01 Estufa de circulação forçada de ar
Fonte: Emenda Parlamentar do Senador Flávio José Arns (PSB/PR):
02 Adubadoras e Semeadoras Pendulares
01 Distribuidor de Calcário 3t
01 Batedeira de Cereais Tratorizada
01 Semeadora de 9 linhas
01 Grade Niveladora
Fonte: Recurso do Setor de Ciências Agrárias da UFPR:
01 Distribuidor de adubo orgânico