O Setor de Ciências Agrárias da UFPR tem nova direção. Tomaram posse nesta terça-feira, dia 22 de novembro, os professores Volnei Pauletti, como diretor, e João Carlos Bespalhok Filho, como vice-diretor, para um mandato de quatro anos. A solenidade aconteceu no auditório do bloco didático do setor e contou com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e da vice-reitora Graciela Bolzon de Muniz. Na ocasião, o professor Amadeu Bona Filho foi homenageado pelos seus 20 anos na direção do setor.
O novo diretor, Volnei Pauletti, destacou a importância da universidade como formadora de pessoas, e da graduação, como o maior compromisso social da UFPR. Apontou a necessidade de ampliar as atividades nas fazendas da instituição, atendendo a mais cursos, inclusive de outros setores. Também ressaltou a importância do Hospital Veterinário na integração entre a universidade e a sociedade.
Para o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, há agora um desafio de resgatar o papel da universidade no cenário nacional, com possibilidade de um orçamento maior para os próximos anos. “Nos últimos anos sofremos um estrangulamento de verbas. Hoje o desafio é sobreviver. Não sabemos como será o futuro, mas temos esperança de que será melhor”, afirmou.
O reitor também fez questão de destacar a importância do professor Amadeu Bona Filho, diretor do Setor de Ciências Agrárias nas gestões 2014 a 2022 e de 2002 a 2010. “ O professor Bona sempre foi uma liderança necessária na instituição. Como Decano do Conselho Universitário, sua presença ponderada teve papel fundamental nas decisões mais importantes”, afirmou.
Grande homenageado do dia, o professor Bona encerrou mais um mandato à frente da direção do Setor de Ciências Agrárias. No total foram 20 anos nos cargos de vice-diretor e diretor do Setor e 47 anos na instituição, como estudante e professor. “Agradeço a todos que trabalharam comigo. Saio com a certeza do dever cumprido”, disse o professor, que foi aplaudido de pé pelos presentes.
(por Simone Meirelles/ em 23/11/2022)