Com a participação de famÃlias, docentes e servidores técnico-administrativos, os formandos de 1970 do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná comemoraram seus 50 anos de formatura no último dia 14 de outubro. A solenidade, adiada devido à pandemia, marcou o Jubileu de Ouro, data que a UFPR tem feito questão de comemorar com todas as turmas da instituição. O evento contou com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e do diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Amadeu Bona Filho, e aconteceu no Auditório do Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias da instituição, seguido de coquetel para os presentes.
O orador da turma, Ricardo Accioly Calderari, lembrou momentos marcantes da história da UFPR e da agronomia no paÃs. Desde a fundação da Escola Agronômica do Paraná, em 1918, à luta pela regulamentação da profissão de Engenheiro Agrônomo, em 1933. O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, lembrou que nesses 52 anos a instituição mudou bastante. Passou pela luta contra a ditadura militar, a expansão do ensino privado nos anos 90, as polÃticas de cotas que tornaram a universidade mais plural e inclusiva. E ressaltou que, ao longo dessas décadas a UFPR continua dinâmica, lÃder na produção do conhecimento e motivo de orgulho para seus alunos e ex-alunos.
A turma que comemorou o Jubileu de Ouro tinha originalmente 120 alunos em 1967 e teve 99 diplomados em 1970. Destes, vários tornaram-se professores da UFPR. Entre eles os já aposentados Flávio Zanette, Joaquim Severino, Marcos Luiz de Paula Souza, Oswaldo Teruyo Ido e Juarez Gabardo. Ainda na ativa, está o professor Vitor Afonso Hoeflich, do Departamento de Economia Rural e Extensão. Todos os jubilandos presentes à solenidade receberam diplomas especiais do Jubileu de Ouro.
(Por Simone Meirelles, assessoria de comunicação, em 18/10/2022)