Menu

Solenidade marca o Jubileu de Ouro da Turma de Agronomia de 1970 da UFPR

Reitor fala aos presentes (foto Leonardo Bettinelli)

Com a participação de famílias, docentes e servidores técnico-administrativos, os formandos de 1970 do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná comemoraram seus 50 anos de formatura no último dia 14 de outubro. A solenidade, adiada devido à pandemia, marcou o Jubileu de Ouro, data que a UFPR tem feito questão de comemorar com todas as turmas da instituição.  O evento contou com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e do diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Amadeu Bona Filho, e aconteceu no Auditório do Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias da instituição, seguido de coquetel para os presentes.

O orador da turma, Ricardo Accioly Calderari, lembrou momentos marcantes da história da UFPR e da agronomia no país. Desde a fundação da Escola Agronômica do Paraná, em 1918, à luta pela regulamentação da profissão de Engenheiro Agrônomo, em 1933. O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, lembrou que nesses 52 anos a instituição mudou bastante. Passou pela luta contra a ditadura militar, a expansão do ensino privado nos anos 90, as políticas de cotas que tornaram a universidade mais plural e inclusiva. E ressaltou que, ao longo dessas décadas a UFPR continua dinâmica, líder na produção do conhecimento e motivo de orgulho para seus alunos e ex-alunos.

O orador da turma, Ricardo Accioly Calderari (foto Leonardo Bettinelli)

A turma que comemorou o Jubileu de Ouro tinha originalmente 120 alunos em 1967 e teve 99 diplomados em 1970. Destes, vários tornaram-se professores da UFPR. Entre eles os já aposentados Flávio Zanette, Joaquim Severino, Marcos Luiz de Paula Souza, Oswaldo Teruyo Ido e Juarez Gabardo. Ainda na ativa, está o professor Vitor Afonso Hoeflich, do Departamento de Economia Rural e Extensão. Todos os jubilandos presentes à solenidade receberam diplomas especiais do Jubileu de Ouro.

Turma do Jubileu de Ouro

Prof. Vitor Hoeflich recebe seu diploma

 

(Por Simone Meirelles, assessoria de comunicação, em 18/10/2022)

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR