Curitiba, 02/03/2025 – Cerca de 100 pessoas estiveram no campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para celebrar o Jubileu de Prata do curso de Zootecnia, o mais novo do Setor de Ciências Agrárias, na última sexta-feira (30). Professores, técnicos administrativos, egressos e estudantes se reuniram no Auditório da Administração do Centro Politécnico para relembrar momentos marcantes e homenagear quem fez parte desta história.
Criado no ano 2000, o curso de Zootecnia da UFPR consolidou-se como referência na formação de profissionais voltados à produção animal, pesquisa científica e desenvolvimento agropecuário sustentável. Já foram ao todo 513 alunos formados – e muitos deles vieram até de outros estados para celebrar os 25 anos do curso, incluindo os egressos da primeira turma.
O evento contou com a presença de autoridades da área de Zootecnia e de diferentes personagens da criação da graduação. O diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Volnei Pauletti, destacou a colaboração do curso para o Paraná e a importância de estar celebrando o Jubileu de Prata com tantos colegas. “A gente tem que comemorar, isso traz sentido de pertencimento da comunidade, dos nossos alunos, professores e servidores técnicos para com o curso e com a universidade. Não dá para deixar passar em branco essas datas comemorativas”, afirmou.
Depoimentos emocionaram presentes
A primeira parte da celebração teve uma solenidade oficial com falas de alguns dos presentes, além de entrega de homenagens ao professor Paulo Rossi Júnior, primeiro coordenador do curso; ao primeiro secretário do curso de Zootecnia, Lauro Pinto da Silva Junior; e ao professor Marson Bruck Warpechowski, que participou do comitê de criação da nova graduação. As falas dos homenageados emocionaram os presentes.
Na sequência, todos os ex-coordenadores, atuais professores, professores aposentados e técnicos administrativos receberam lembranças pela sua participação nos 25 anos do curso. Já na segunda parte do evento, foi a vez de egressos darem seus depoimentos sobre suas trajetórias profissionais e acadêmicas após a graduação.
Estiveram presentes na cerimônia de comemoração do Jubileu de Prata do curso de Zootecnia da UFPR o diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Volnei Pauletti; o voce-diretor do setor, professor João Carlos Bespalhok Filho; o chefe do Departamento de Zootecnia, professor Marcos Martinez do Vale; o primeiro coordenador do curso de Zootecnia, professor Paulo Rossi Júnior; o membro do comitê de criação do Curso de Zootecnia, professor Marson Bruck Warpechowski; o primeiro secretário do curso, Lauro Pinto da Silva Junior; o membro da Comissão de Ensino em Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Marcelo Ailton Zschornack; o Diretor Estadual da Associação Brasileira dos Zootecnistas – ABZ, professor Ulysses Cecato; o Diretor Tesoureiro do Sindicato dos Zootecnistas do Paraná – SINZOOPAR,Henrique Massuqueto; o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Adolfo Yoshiaki Sasaki; o zootecnista André Teodoro, assessor do Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli (que protocolou a lei que institui o Dia Estadual do Zootecnista no estado do Paraná, a ser celebrado anualmente em 13 de maio); o presidente do Centro Acadêmico de Zootecnia, Davi Moisés Vidal; e o presidente da empresa de consultoria júnior Prozoo, Bruno Almeida.