Menu

Servidores, alunos e egressos comemoram Jubileu de Prata do curso de Zootecnia 

25 anos da Zootecnia (foto Leonardo Bettinelli)

Curitiba, 02/03/2025 – Cerca de 100 pessoas estiveram no campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para celebrar o Jubileu de Prata do curso de Zootecnia, o mais novo do Setor de Ciências Agrárias, na última sexta-feira (30). Professores, técnicos administrativos, egressos e estudantes se reuniram no Auditório da Administração do Centro Politécnico para relembrar momentos marcantes e homenagear quem fez parte desta história. 

Criado no ano 2000, o curso de Zootecnia da UFPR consolidou-se como referência na formação de profissionais voltados à produção animal, pesquisa científica e desenvolvimento agropecuário sustentável. Já foram ao todo 513 alunos formados – e muitos deles vieram até de outros estados para celebrar os 25 anos do curso, incluindo os egressos da primeira turma. 

O evento contou com a presença de autoridades da área de Zootecnia e de diferentes personagens da criação da graduação. O diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Volnei Pauletti, destacou a colaboração do curso para o Paraná e a importância de estar celebrando o Jubileu de Prata com tantos colegas. “A gente tem que comemorar, isso traz sentido de pertencimento da comunidade, dos nossos alunos, professores e servidores técnicos para com o curso e com a universidade. Não dá para deixar passar em branco essas datas comemorativas”, afirmou. 

Homenageados no evento (foto Inelaine
Bagdzinski Miranda)

Depoimentos emocionaram presentes 

A primeira parte da celebração teve uma solenidade oficial com falas de alguns dos presentes, além de entrega de homenagens ao professor Paulo Rossi Júnior, primeiro coordenador do curso; ao primeiro secretário do curso de Zootecnia, Lauro Pinto da Silva Junior; e ao professor Marson Bruck Warpechowski, que participou do comitê de criação da nova graduação. As falas dos homenageados emocionaram os presentes. 

Na sequência, todos os ex-coordenadores, atuais professores, professores aposentados e técnicos administrativos receberam lembranças pela sua participação nos 25 anos do curso. Já na segunda parte do evento, foi a vez de egressos darem seus depoimentos sobre suas trajetórias profissionais e acadêmicas após a graduação. 

Estiveram presentes na cerimônia de comemoração do Jubileu de Prata do curso de Zootecnia da UFPR o diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Volnei Pauletti; o voce-diretor do setor, professor João Carlos Bespalhok Filho; o chefe do Departamento de Zootecnia, professor Marcos Martinez do Vale; o primeiro coordenador do curso de Zootecnia, professor Paulo Rossi Júnior; o membro do comitê de criação do Curso de Zootecnia, professor Marson Bruck Warpechowski; o primeiro secretário do curso, Lauro Pinto da Silva Junior; o membro da Comissão de Ensino em Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Marcelo Ailton Zschornack; o Diretor Estadual da Associação Brasileira dos Zootecnistas – ABZ, professor Ulysses Cecato; o Diretor Tesoureiro do Sindicato dos Zootecnistas do Paraná – SINZOOPAR,Henrique Massuqueto; o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Adolfo Yoshiaki Sasaki; o zootecnista André Teodoro, assessor do Deputado Estadual Luiz Claudio Romanelli (que protocolou a lei que institui o Dia Estadual do Zootecnista no estado do Paraná, a ser celebrado anualmente em 13 de maio); o presidente do Centro Acadêmico de Zootecnia, Davi Moisés Vidal; e o presidente da empresa de consultoria júnior Prozoo, Bruno Almeida. 

 

  

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Setor de Ciências Agrárias
Rua dos Funcionários, 1540 - Juvevê
Fone: +55(41) 3350-5620/5800
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2025 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Agrárias

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR