O reconhecimento da excelência acadêmica da Universidade Federal do Paraná ganhou mais um importante marco. E os professores do Setor de Ciências Agrárias mais uma vez contribuíram para isso, com vários listados entre os 300 pesquisadores da instituição com melhor desempenho no AD Scientific Index 2025, um ranking global que avalia o impacto científico de pesquisadores em todo o mundo.
O índice, que abrange mais de 2,3 milhões de pesquisadores de 220 países e mais de 24 mil instituições, é amplamente reconhecido como uma referência internacional. Entre os mais de 75 mil cientistas brasileiros avaliados, 1.076 são da UFPR, e os professores do Setor de Ciências Agrárias figuram com destaque entre os melhores da instituição. Dos 300 primeiros classificados da UFPR, 34 são do Setor, demonstrando a qualidade da pesquisa e de seus docentes. Segundo o professor Volnei Pauletti, diretor do Setor de Ciências Agrárias, “entre os primeiros 300 pesquisadores citados da UFPR, mais de 11% pertencem ao Setor, enquanto em relação ao total da UFPR, somos 7% de docentes. Mais um motivo de nos orgulharmos da excelência dos nossos cursos, pesquisas, docentes e técnicos abrigados no nosso Setor”.
Professores destacados do Setor de Ciências Agrárias entre primeiros 300 da UFPR (em ordem de citação):
A presença desses e de outros pesquisadores no ranking reflete não apenas a qualidade de seus trabalhos, mas também o impacto das pesquisas desenvolvidas no setor, que contribuem para avanços em áreas cruciais como agronomia, engenharia florestal, engenharia industrial madeireira, medicina veterinária e zootecnia. Esse reconhecimento também evidencia a importância da UFPR no cenário acadêmico brasileiro e internacional, destacando seu papel na formação de profissionais altamente qualificados e na produção de conhecimento científico.
Para a UFPR e para o Setor de Ciências Agrárias, é motivo de orgulho ver o trabalho de seus professores ganhar projeção em uma plataforma que valoriza o impacto e a relevância da ciência. “Esse é mais um exemplo de como a Universidade pública e gratuita segue comprometida com a excelência acadêmica e o desenvolvimento científico do país”, ressalta o diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Volnei Pauletti.
Sobre o AD Scientific Index
O AD Scientific Index é elaborado com base no desempenho acadêmico individual de pesquisadores, utilizando indicadores que medem a produção e citações de artigos científicos. A avaliação permite a comparação entre pesquisadores, instituições e países, destacando aqueles que exercem maior impacto em suas áreas de atuação.
Para mais informações sobre o ranking, acesse: AD Scientific