A rara Microchilus caraguatatubensis (foto Arquivo pessoal)
Uma espécie rara de orquídea foi localizada na região do Parque Estadual da Ilha do Mel por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná. A rara Microchilus caraguatatubensis , descrita para a ciência em 2016 e que até o momento só havia sido encontrada quatro vezes em localidades no estado de São Paulo. Esta pequena espécie de orquídea vive no chão da floresta sobre o substrato úmido de folhas em decomposição, se tornando um pouco mais visível quando exibe suas flores brancas.
A descoberta foi feita durante a 5ª edição do Curso de Extensão “Ecologia e Fitossociologia de Restingas”, realizado pela equipe do Herbário Escola de Florestas Curitiba – EFC. O mestrando em Engenharia Florestal Rodrigo Trompczynski Dall’Agnol, que é um dos instrutores do curso, encontrou a orquídea. A identificação da espécie foi realizada posteriormente pelo doutorando em Botânica Mathias Erich Engels, especialista neste grupo taxonômico, que ressaltou a importância deste registro botânico realizado pela equipe do Herbário EFC, no sentido de ampliar o conhecimento sobre a espécie.
Para o curador do Herbário EFC, professor Christopher Thomas Blum, “a descoberta desta espécie no Paraná em meio a um curso de extensão demonstra a importância das atividades em campo realizadas no âmbito dos cursos de graduação, onde se alia a capacitação dos alunos à pesquisa científica”. Ele destaca ainda a importância das unidades de conservação como o Parque Estadual da Ilha do Mel, no sentido de proteger espécies raras e, ao mesmo tempo, proporcionarem espaço para atividades de ensino, pesquisa e extensão.
(30/10/2024)