A Universidade Federal do Paraná foi destaque na 57ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia, principal evento da Zootecnia brasileira, realizado em Campinas (SP), no final de julho. Entre as centenas de trabalhos/resumos apresentados, o da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFPR Lidiane Marcondes Maciel foi escolhido como melhor trabalho de todo o evento. Intitulada “Evaluation of exogenous enzymes supplementation in the diet of primiparous and multiparous cows“, a pesquisa foi orientada pelo professor Rodrigo de Almeida, do Departamento de Zootecnia, e mereceu o “Prêmio Professor Ismar Leal Barreto.”
Sobre a pesquisa
A suplementação de enzimas exógenas nas dietas de vacas leiteiras tem o intuito de melhorar o aproveitamento dos nutrientes através do metabolismo ruminal e assim agregar melhor desempenho aos animais. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos da suplementação de um complexo enzimático, composto por amilase, xilanase, beta glucanase, betamananase e protease no desempenho de vacas primíparas e multíparas em lactação.
Como conclusão, o complexo enzimático tendeu a melhorar a utilização do alimento, reduzindo o consumo de alimento e melhorando consequentemente a eficiência de produção.
(Por Simone Meirelles/Assessoria de Comunicação/em 17/08/2022)