O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou recentemente um manual sobre o Sistema Integrado de Controle Parasitário (Sicopa) de manejo e controle do carrapato dos bovinos. Trata-se da obra “Avaliação Seletiva de Bovinos para o Controle do Carrapato – Rhipicephalus microplus “. A publicação, com 56 páginas, está disponível no site do Mapa, neste link. O sistema será utilizado no novo Programa de Controle Seletivo do Carrapato Bovino em todo o Brasil e foi desenvolvido no Setor de Ciências Agrárias da UFPR.
Segundo o criador do Sicopa, doutor em Parasitologia Clínica Veterinária e professor da Universidade Federal do Paraná, Marcelo Molento, atualmente não existe no país um programa amplo de controle deste parasito. Segundo ele, as vantagens do Sicopa são a redução do uso de acaricidas no rebanho e com isso a diminuição da resistência do parasito a estes produtos, além da diminuição das perdas de produtividade.
O Sicopa tem 22 ferramentas que podem ser adaptadas e podem ser usadas em fazendas no Brasil e em outros países sul americanos como o Paraguai, Argentina e Uruguai, onde também ocorre o carrapato dos bovinos. O Sistema prevê que o animal que apresentar até 20 parasitos em apenas um lado do corpo será passível de tratamento com acaricidas; os demais não serão tratados.
De acordo com o professor, o uso do tratamento seletivo exige mais empenho do veterinário, pois deve ser feita a contagem dos parasitos em todos os animais, para identificar os indivíduos parasitados. Segundo ele, cerca de 60% a 70% dos animais não excedem a contagem mínima e não precisarão ser tratados. “Os animais que recebem a menor quantidade de tratamentos são também os animais que permanecem com mais facilidade no rebanho além de serem mais saudáveis”, informa o professor.
O programa deve ser adotado como política de ação do Mapa, em conjunto com o Prof. Molento. A parceria UFPR e Mapa já começou a ter bons frutos concretos, pois já houve a realização de três cursos para formação técnica. Ainda estão previstos mais 10 cursos e ainda palestras e dias de campo em que serão abordadas as ferramentas do Programa.
O carrapato é um dos principais parasitos de bovinos no Brasil, que pode causar prejuízos de até R$ 10 bilhões por ano. O carrapato está disseminado no rebanho de todo o Brasil, principalmente entre as raças europeias. Nos bovinos jovens, pode provocar a morte e nos adultos a perda de peso de até 100 quilos.
(Publicado por Simone Meirelles em 23/03/2020- Fonte: Mapa. )