A exemplo do que acontece em vários países, a UFPR também tem ex-alunos que colaboram com o desenvolvimento da pesquisa na instituição. Recentemente, o curso de Mestrado em Economia e Política Florestal, do Setor de Ciências Agrárias, ganhou uma bolsa de estudos patrocinada por um ex-aluno para beneficiar novos pesquisadores.
A instituição da bolsa foi formalizada no dia 21 de março, Dia Internacional das Florestas, com a presença do vice-presidente do Conselho Consultivo da FUPEF, professor Ailson Augusto Loper, juntamente com os professores Alexandre França Tetto e Dartagnan Baggio Emerenciano. Nessa data, eles receberam, na sede da Fundação, o engenheiro florestal Fernando Geraldi e sua esposa, Ana Julia, para firmar um termo de compromisso para viabilizar a “Bolsa de Estudos Ana Julia e Fernando Geraldi em Economia Florestal” para os acadêmicos de mestrado, sem prazo para finalização.
Geraldi frequentou instituições internacionais de renome, e nelas já está consolidada a tradição de ex-alunos doarem recursos. O doador sabia não existir essa tradição e propôs essa ação, buscando com isso vai influenciar outros ex-alunos. O valor da bolsa é de um salário mínimo, corrigido anualmente, e a primeira beneficiada é a mestranda Maria Lúcia Siqueira. A bolsista vai trabalhar no laboratório Benefícios das Florestas.
Segundo o professor Ailson Loper, que ficará responsável pela gestão da bolsa de estudos, essa iniciativa vai colaborar com a formação de engenheiros florestai. “ É uma forma do ex-aluno retribuir tudo que viveu na escola de florestas e que permitiu o sucesso profissional”, observa ele.
Os critérios para a concessão vão passar por duas avaliações: uma quantitativa, em que o desempenho do(a) bolsista conta e uma qualitativa, baseada no histórico de atividades e envolvimento com assuntos relacionados ao tema em projetos voluntários e outras ações.
(Por Simone Meirelles, em 06/04/2023)