Doceiro Baiano se aposenta após 52 anos no Setor de Ciências Agrárias da UFPR

Aniversário e despedida do Baiano (fotos SM)

Uma figura quase lendária no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, José Alves Pereira, o Baiano, anunciou a aposentadoria depois de 52 anos trabalhando no campus.  A despedida foi no mesmo dia do aniversário de 92 anos do simpático doceiro, que durante décadas manteve seu carrinho de guloseimas estacionado em uma das ruas do campus do Cabral.

Baiano começou a trabalhar no Setor de Ciências Agrárias em 1967. Nesse tempo fez amigos e conquistou a simpatia de estudantes, professores e técnicos administrativos que atuam no local. Por isso, centenas de pessoas reuniram-se para a despedida na tarde de quarta-feira, 29 de maio.  A festa teve direito a bolo, parabéns, um quadro assinado pelos presentes e uma muda de araucária como lembrança.

Baiano: 52 anos no Setor de Ciências Agrárias

Baiano (que na verdade é cearense, nascido na cidade de Crato) já foi homenageado em diversas formaturas ao longo desses anos, na maioria das vezes como “Amigo da Turma”. Tantas que até perdeu a conta. “Tenho mais de 30 quadros e homenagens em casa”, diz ele.  Ganhou também uma biografia, lançada pela editora Artesão de Memórias, intitulado “São Baiano das Agrárias – Memórias de José Alves Pereira”. O livro foi financiado com a ajuda de ex-alunos do Setor. Baiano também foi agraciado com o título de Engenheiro Agrônomo Honorário pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, em 2015.

Comunidade universitária se reuniu para a festa de despedida do doceiro

Outra homenagem, bem divertida, foi criação do professor Wilson Loureiro, que criou o “santinho” do São Baiano das Agrárias. No impresso, a foto do Baiano e a frase “Protetor, conselheiro e desatador dos nós dos estudantes de Agrárias da UFPR”. O folheto sugere comer um docinho do Baiano por nove dias seguidos para passar nas disciplinas mais difíceis.

O carrinho fica como lembrança para a UFPR

Baiano chegou ao Paraná em 1952, primeiramente morando em Paranavaí, e logo em seguida veio para a capital. Em Curitiba, começou a trabalhar vendendo sorvetes. “Mas isso aqui era um freezer, não vendia nada”, lembra ele.  Em 1967, por acaso, acabou entrando no campus do Setor de Ciências Agrárias e viu boas possibilidades de vendas. Foi ficando e ganhou o apelido e a simpatia da comunidade. Algum tempo depois, trocou os sorvetes pelo carrinho ambulante que ganhou de um grupo de alunos de Agronomia.

Aliás, o carrinho vai ficar na UFPR, como uma lembrança do “São Baiano das Agrárias”.

Quadro oferecido pelo Centro Acadêmico de Agronomia ao Baiano