Curitiba, 03/05/2017 – Há uma conexão entre a violência interpessoal e os maus-tratos aos animais, denominada O Elo. Diversos países têm trabalhado na vigilância e prevenção da violência, além da promoção de comunidades saudáveis, utilizando como um dos indicadores para vários tipos de violência os maus-tratos aos animais. Um animal que sofre maus-tratos em uma família, além do sofrimento do próprio animal, pode indicar que a família está com problemas e que outros vulneráveis como crianças, idosos, mulheres, podem estar em risco.
Para esmiuçar o assunto, será realizado neste sábado, dia 6 de maio, o curso “O Elo entre a violência interpessoal e os maus-tratos aos animais”. O evento acontece no anfiteatro do bloco didático do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, das 9h às 18h, e tem como objetivo alertar sobre o tema e capacitar profissionais para suspeitarem ou diagnosticarem maus-tratos aos animais. A coordenação é da professora Rita de Cassia Maria Garcia, da área de Bem Estar Animal.
A parte da manhã será de palestras. Entre os temas abordados das 9h às 12h30, estão “O Elo, a violência e suas vítimas multiespécie”, com a médica veterinária Stefany Barrero, “Vulnerabilidade Social”, com o professor Márcio Ferraciolli, “O reconhecimento de maus-tratos aos animais na rotina clínica de pequenos animais”, com o médico veterinário Guilherme Dias Araújo e “Como proceder diante de um caso de maus tratos em animais?”, com a coordenadora do evento, professor Rita Garcia.
Das 14 às 17 horas, haverá aulas práticas para identificação de traumas não acidentais, diagnóstico de maus-tratos, entre outros. Essa parte do curso será exclusiva para profissionais da Medicina Veterinária.
As inscrições para o evento estão esgotadas.
Serviço:
“O Elo entre a violência interpessoal e os maus-tratos aos animais
Dia 6 de maio, das 9 às 18h
Anfiteatro do Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias
Informações: (41) 991653452, com Letícia.