A Embrapa Florestas lançou na última semana o livro “Araucária: pesquisa e desenvolvimento no Brasil”, uma reunião de 17 capÃtulos sobre temas diversos, incluindo autores da Universidade Federal do Paraná.
A publicação, que é gratuita e está disponÃvel somente em formato on-line, conta com 57 autores, e tem como editores técnicos os pesquisadores da Embrapa Florestas Valderês Aparecida de Sousa, Elenice Fritzsons, José Elidney Pinto Júnior e Ananda Virginia de Aguiar. A obra relata pesquisas sobre a Araucaria angustifolia desenvolvidas nas últimas décadas pela Embrapa e parceiros, entre outras informações sobre a espécie.
Entre as espécies florestais nativas brasileiras, a Araucaria angustifolia é, certamente, uma das mais emblemáticas. Conhecida como araucária ou pinheiro do Paraná, é uma árvore que se destaca pela imponência e formato caracterÃstico. Sua semente, o pinhão, é bastante apreciada na alimentação humana. Sua madeira também é considerada de excelente qualidade.
O livro
O livro contempla diversas áreas de pesquisa sobre a araucária, incluindo: a história evolutiva; distribuição natural; pragas e doenças; práticas de manejo; sistemas de produção; produtos e subprodutos; processamento do pinhão, entre outros. Para a pesquisadora, esta obra servirá também para incentivar iniciativas de conservação e uso da araucária.
Instituições parceiras
Além de pesquisadores da Embrapa Florestas, o livro conta com a importante participação de autores das seguintes instituições: Embrapa Agroindústria de Alimentos, Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro/Paraná), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Rio de Janeiro), Cirad (escritório da Martinica), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Arauka Ambiental, Mondelez International, além de consultores e pesquisadores autônomos.
No link abaixo, além do link para baixar o livro e da notÃcias, existem outros para vÃdeos com um autor de cada capÃtulo da publicação.